relatorio rochas metamorficas
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
GEOLOGIA
RELATÓRIO
ROCHAS METAMÓRFICAS
DOIS VIZINHOS
2014
1. INTRODUÇAO Aula prática- ROCHAS METAMÓRFICAS
Rocha metamórfica é um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas. Dessa maneira, origina-se uma nova rocha, com novas propriedades e outra composição mineral.
Na maioria dos casos as rochas metamórficas formam-se a partir de outras rochas, que são submetidas a pressões intensas ou elevadas temperaturas. Tal processo ocorre naturalmente devido ao movimento intenso e constante do núcleo terrestre, provocando o movimento periódico da crosta do planeta (a cobertura de terra e rochas que compõem a região externa do planeta). O movimento da crosta, por sua vez, dá início a um rearranjo nas rochas localizadas na parte superior, sendo, que quando as rochas magmáticas e as sedimentares são empurradas a níveis inferiores, dando origem assim ao processo de formação da rocha metamórfica.
O metamorfismo, nome dado ao fenômeno descrito acima, é passível de desenvolvimento em diversos ambientes da crosta, variando na extensão, profundidade e o grau de modificação das rochas. Os fatores determinantes para a ocorrência do metamorfismo são:
Tipos de rochas metamórficas a serem formadas;
Localização e extensão na crosta terrestre;
Parâmetros físicos envolvidos;
Mecanismo determinante para a conjunção destes parâmetros; Fonte: http://www.infoescola.com/geologia/rochas-metamorficas/ acessado em 12/02/2014.
2.MATERIAIS E MÉTODOS
Cinco amostras de rochas metamórficas
Canivete
Lupa
Pedaço de vidro
Pedaço de porcelana
3.DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO
Aula prática- Rochas metamórficas
1) Analise as quatro