Relatorio Rochas sedimentares
CAMPUS DOIS VIZINHOS
CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA FLORESTAL
GEOLOGIA
ALANA CRISTINA
NATÁLIA VENCIGUERRA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA – ROCHAS SEDIMENTARES
DOIS VIZINHOS
2014
INTRODUÇÃO
Os materiais resultantes dos processos erosivos constituem a base para a formação das rochas sedimentares. A palavra sedimentar ilustra a natureza destas rochas uma vez que significa o resultado do processo de deposição dos sedimentos em suspensão ou transportados por um fluido, normalmente a água. Os geólogos estimam que as rochas sedimentares constituem apenas 5% da camada exterior de 16 km de espessura da Terra. No entanto a importância deste grupo de rochas é muito maior do que aquela que esta percentagem poderia indicar. A maioria de formações rochosas à superfície são de natureza sedimentar (cerca de 75%) o que esta relacionado com o fato de os sedimentos se acumularem à superfície da terra.
Como as rochas sedimentares tem a sua origem na deposição sucessiva de camadas horizontais de sedimentos apresentam-se normalmente em estratos cuja inclinação varia consoante a ação de movimentos tectônicos ao longo da vida geológica das formações.
É de referir que muitas rochas sedimentares tem uma grande importância econômica. O carvão, por exemplo, é classificado como uma rocha sedimentar. O petróleo e o gás naturais também encontrados em associação com outras rochas sedimentares tais como, por exemplo, o sal gema.
ANALISE PRÁTICA
Primeiramente foram recebidas 1 amostra de sedimentos (‘’areia’’), para fazer a classificação de acordo com;
a) Esfericidade: sua esfericidade é alta
b) arredondamento: arredondada
c) grau de seleção: areia bem classificada
d) granulometria: areia media
e) tipos de bioclastos encontrados: nenhum
Logo após recebemos mais 2 amostras, desta vez eram de rochas sedimentares, das quais eram para serem diferenciadas em arcabouço,