Conceito e Classifica o de Rochas
Aplicadas na Identificação de Amostras
Equipe:
1420532 – Francisco Gilberto Feijão Neto
Professor:
Daniel Bezerra das Chagas
Março – 2015
INTRODUÇÃO
Geologia, do grego γη- (ge-, "a terra") e λογος (logos, "palavra", "razão"), é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. É uma das ciências da Terra. A geologia foi essencial para determinar a idade da Terra, que se calculou ter cerca de 4,6 bilhões de anos e a desenvolver a teoria denominada tectônica de placas segundo a qual a litosfera terrestre, que é rígida e formada pela crosta e o manto superior dispõe-se fragmentada em várias placas tectônicas as quais se deslocam sobre a astenosfera que tem comportamento plástico.
Na engenharia, a Geologia é essencial para a construção de qualquer edificação, desde a análise da terra até a classificação de materiais que serão utilizados no levantamento da mesma, e sua aplicação é definida, segundo o Estatuto da Associação Internacional de Geologia de Engenharia (IAEG, em inglês), como “a ciência dedicada à investigação, estudo e solução de problemas de engenharia e meio ambiente, decorrentes da interação entre a Geologia e os trabalhos e atividades do homem, bem como à previsão e desenvolvimento de medidas preventivas ou reparadoras de acidentes geológicos”.
No canteiro de obra, um dos materiais mais utilizados para a construção, seja na preparação da fundação até o levantamento de uma edificação são as rochas. Elas possuem uma classificação variada, podendo ser formadas do magma exalado de vulcões, que são os casos das rochas ígneas, formadas pelo intemperismo de rochas pré-existentes, que são os casos das rochas sedimentares, e formadas pela modificação de rochas ígneas, que são os casos das rochas metamórficas.
Neste relatório irei abordar os três tipos de rochas citados acima e irei realizar uma análise de rochas encontradas