Classificação de Rochas
Universidade Camilo Castelo Branco
Rua Carolina Fonseca, 584, Itaquera, São Paulo, SP, (11) 2070-0123
CLASSIFICAÇÃO DE ROCHAS
Curso: Licenciatura em Química.
Disciplina: Mineralogia.
Turma: Noturno.
Professora: Claudia.
Leandro Rodrigues
Júlio Cesar
Lucas Alves
São Paulo, 20 de Abril de 2015.
CLASSIFICAÇÃO DE ROCHAS
AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO
Sumário
1. Introdução Teórica 4
2. Objetivo 8
3. Procedimento 8
4. Dados Coletados (Resultados) 12
5. Conclusão 15
6. Bibliografia 16
1. Introdução Teórica
No planeta Terra, sob uma cobertura de detritos, solo, vegetação, água e gelo, ocorrem materiais sólidos denominados rochas. Rochedos, encostar de morros, cortes de estradas ou ilhas estéreis, constituem afloramentos de rochas, perfazendo 3% da superfície dos continentes. Assim sendo, esses corpos sólidos naturais existem de forma bem presente no nosso cotidiano. Mas, o que é uma Rocha exatamente?
Rochas são corpos sólidos naturais, resultantes de processos geológicos, formados por agregados de uma ou mais espécies de minerais (exemplo figura 1). As rochas formadas por apenas um tipo de mineral denominam-se monominerálicas, como por exemplo, o mármore, composto unicamente por calcita. Já os formados por espécies diferentes de minerais são denominadas pluriminerálicas, como por exemplo, o granito que é formado por uma assembleia de minerais, tais como o quartzo, os feldspatos, as micas e outros.
figura 1
O estudo da natureza das Rochas é feito através de observações cuidadosas realizadas em trabalho de campo. Isso significa que, mediante a avaliação qualitativa, ou seja, observação das formas de ocorrência, das estruturas e os tipos rochosos relacionados. Existe também a classificação Petrográfica que é determinada, principalmente, em estudos microscópicos, sendo obtida com base no arranjo textural, revelado pela observação