Classificação de Rochas ígneas e sedimentares
As rochas sedimentares são classificadas de acordo com a origem dos sedimentos que as constituem.
Assim sendo, são considerados três tipos de rochas sedimentares:
Detríticas – quando os sedimentos que constituem as rochas são exclusivamente fragmentos provenientes do desgaste de outras rochas (detritos).
Biogénicas (ou de origem biológica) – quando a rocha apresenta na sua constituição sedimentos provenientes de organismos, como conchas ou porções de carvão.
Quimiogénicas (ou de origem química) – quando os sedimentos que constituem a rocha são material dissolvido na água proveniente de processos de meteorização química. Quando estes sedimentos precipitam formam de novo uma rocha sólida. 1) Rochas Sedimentares Detríticas
Existe uma grande variedade de fragmentos de rocha que podem ser encontrados reunidos numa rocha detrítica. As rochas sedimentares detríticas dividem-se em tipos consoante o tamanho dos sedimentos que contêm, conforme representado na tabela seguinte.
-
2) Rochas sedimentares biogênicas
Estas rochas sedimentares têm na sua constituição sedimentos provenientes de outros organismos misturados com sedimentos de origem detrítica. Os sedimentos de origem biológica podem ser conchas ou partes fossilizadas dos organismos, como acontece com o carvão ou o petróleo.
Vejamos alguns exemplos deste tipo de rochas:
Calcário conquífero – é um tipo de rocha sedimentar que contém uma grande quantidade de conchas partidas misturadas com sedimentos de origem detrítica (areias) ou química (calcário).
Carvão – o carvão forma-se de forma natural através de um processo de fossilização sofrido pelas plantas quando são enterradas em meios privados de oxigénio. Nestas condições, a planta não se decompõe e aos poucos a matéria orgânica vai-se transformando em carvão. Este processo ocorre em várias etapas, em que se vai verificando um aumento progressivo de pressão e temperatura, formando-se sucessivamente