Relatório de aula de campo
Central de Aulas
Departamento de Geografia
Curso: Licenciatura Plena em Geografia Turno: Diurno
Alunos: Claudenor do Nascimento Bezerra Júnior
RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO
Esse relatório será entregue como requisição de avaliação do componente curricular Geomorfologia provida no 2º semestre pela Docente Maria Margarida Magalhães Guimarães
Campina Grande, PB
Novembro de 2012.
INTRODUÇÃO
O trabalho de observação de campo foi realizado pensando de acordo com as aulas teóricas, ministradas em sala de aula pela professora Maria Margarida Guimarães, que vem tratar dos domínios, as unidades geomorfológicas e suas características que compreendem assim o relevo, os tipos de solos (neosolo, neosolo pedregoso, latosolo vermelho amarelo), os tipos de rochas, a vegetação, a hidrografia, considerando o Rio Paraíba com base para a observação do canal, dos terraços e das encostas como parte de seus constituintes, dentre outros aspectos visíveis ao longo do percurso que percorremos entre Campina Grande, João Pessoa e Cabedelo.
O TRAJETO
O ponto inicial foi o bairro do mirante, nesse caso km zero, a uma altitude de aproximadamente 500m, onde podemos observar a presença de rochas pré-cambrianas (granitos e gnaisses), não dando muito pra observar o solo, pois é uma área urbana, estando no planalto da Borborema na borda oriental.
Seguindo em direção à João Pessoa nas proximidades da PRF(Polícia Rodoviária Federal), ao lado direito da BR-230 percebemos a presença de rochas convexas(redondas), vegetação retirada, ou seja, vegetação de transição,solo de pisoteio por conta do gado que vai degradando e dando os primeiros passos para que haja a erosão do solo.
De vista para a Serra de Bodopitá observamos os solos rasos, esqueléticos, a ocupação da pecuária e os ravinamentos. Essa é uma área que teve várias fraturas. Nessas áreas rurais, observamos a paisagem natural agora se modificando pela presença de condomínios