Relatório de Arte-educação
Nomes: Robson Ximenes
Esculturas de Dalí: Surrealismo Tridimensional
Salvador Dali (Figueras, 11 de maio de 1904 – Ibidem, 23 de janeiro de 1989) Importante artista espanhol, é conhecido pelo seu trabalho Surrealista, seu trabalho chama a atenção pela combinação de imagens bizarras, oníricas com qualidade plástica.
Pintor, escultor, escritor, design de jóias, Dali desencadeava sua arte a partir dos seus sonhos e sua imaginação, sua relação de conflitos com sua família e outros artistas, sua personalidade excêntrica criou uma aura mítica de loucura e ousadia, onde para uns era a palavra loucura interpretada literalmente.
Sua expressão artística talvez seja uma estrutura de linguagem capaz de desempenhar uma determinada função criadora, que envolve a originalidade da expressão artística e também a originalidade das atitudes do homem no mundo, Salvador Dalí era capaz de perceber que determinadas obras de arte são passíveis, entre outras coisas, de atuar para além da simples representação e criatividade pura, circunscrevendo, no estilo artístico, uma reflexão, mesmo que aparentemente afastada do real, e uma denúncia da miséria acerca da própria condição humana.
Certos artistas e determinados movimentos estéticos realizaram com maestria sua função transgressora e tentaram dar ao mundo um sentido que se oculta na normatização mecânica da vida cotidiana. Apresentando-se como críticos da sociedade ocidental, esses artistas são merecedores de uma análise mais profunda, de modo a se poder ultrapassar a própria análise estética. Entre esses transgressores dos pincéis e das penas, cabe lembrar dos surrealistas e, em especial, de Salvador Dalí.
Arnaldo Antunes e outros: Luzescrita
Os artistas Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo, Walter Silveira e Luiz Sacilotto baseiam a exposição no conceito “poesias escritas com luz”, são trabalhos produzidos a partir de materiais como pólvora e metal. Fotografias, vídeos e instalações com diferentes