Situando a formação de professores no contexto da educação geral
RELATÓRIO DO DEBATE:
Estudo do texto Situando a formação de professores no contexto da educação geral
2014
RELATÓRIO DO DEBATE:
Estudo do texto Situando a formação de professores no contexto da educação geral
Pesquisa apresentada para o Licenciatura em Artes Visuais como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciatura em Artes Visuais.
2014
Relatório do debate: Estudo do texto Situando a formação de professores no contexto da educação geral
A partir do estudo do texto, pode-se perceber como se deu o processo de inserção da arte do ensino no Brasil. No decorrer dos anos houve diversas tentativas de diferentes métodos pedagógicos no país.
No debate em sala de aula, destacamos alguns destes métodos, como a diferenciação da pedagogia tradicional, no qual o professor detém de todo o conhecimento, que é repassado ao aluno de forma mecânica, sem a preocupação com a contextualização. Também há a Pedagogia Nova, em que o professor orienta o processo de ensino e aprendizagem. Neste método de ensino é levado em consideração os interesses e as necessidades dos alunos, que aprendem “fazendo“. E a pedagogia tecnicista, onde se utiliza uma grande quantidade de recursos tecnológicos e audiovisuais, e prioriza o planejamento de aula e a preparação do aluno para o mercado de trabalho. E, a partir da década de 80 surgiu a Pedagogia Histórico-Crítica, no qual há uma relação direta com a experiência do aluno, em que o professor é o mediador entre esta experiência e o saber trazido de fora.
A partir daí, colocamos em debate as propostas de ensino da arte no Brasil. Já no século XX podemos notar a livre expressão, no qual permitia a criança a se expressar livremente, sem interferência de um adulto, mas isto fez com que a arte fosse encarada como um mero instrumento, e não um processo formador de