artes
Pesquisar, em diferentes fontes (livros, documentos oficiais, artigos ou sites institucionais), sobre a importância de contemplar as práticas artísticas expressivas e recreativas no espaço escolar.
Bibliografia sugerida
FERREIRA, Luciana Haddad (Org.). Arte de Olhar: percursos em Educação. Campinas: Ílion Editora, 2011.
CUNHA, Susana Rangel V. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2002.
FRIELDMANN, Adriana. A Arte de Brincar. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
Sites sugeridos para pesquisa
BLAUTH, Lurdi. Arte e ensino: uma possível Educação Estética. In: Revista Em Aberto. Brasília, v. 21, n. 77, p. 41-49, jun. 2007. URL:. Acesso em: 30 jul. 2013.
SILVA, Marília. SILVA, Tatiane. A importância das artes na formação das crianças da Educação Infantil. IV EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. PUC: Goiás, 2011.
URL: . Acesso em: 30 jul. 2013.
Passo 2 (Individual)
Registrar as principais percepções, a respeito dos textos lidos. Ressaltar também as dúvidas, conflitos e/ou inquietações mais relevantes, a fim de problematizar tais conhecimentos no momento da discussão com os colegas.
Pedagogia – 6ª Série – Arte, Criatividade e Recreação
Luciana Haddad Ferreira
Pág. 5 de 7
Passo 3 (Equipe)
Reunir-se e socializar entre o grupo as reflexões tecidas a partir das leituras realizadas. Discutir coletivamente a respeito do papel da Arte na escola, e da função do professor como propositor de novas experiências sensórias e expressivas dos alunos. Registrar as principais impressões do grupo a respeito do tema, considerando especialmente a relação entre Arte/Educação e desenvolvimento humano.
Passo 4 (Equipe)
Elaborar, com base nas leituras realizadas e nos apontamentos desenvolvidos coletivamente durante a discussão o segundo relatório parcial, em até duas páginas, respondendo à seguinte questão: “Qual é o papel da Arte na Educação