relatório de antropologia
CURSO DE FISIOTERAPIA
LAIANA CRISTINA E TALITA DANTAS
RELATÓRIO DE VISITA DE CAMPO
Relatório de visita de campo atendendo aos requisite-vos avaliativos do 3° crédito da disciplina Abordagem Antropológicos em Saúde/Doença sob a supervisão da professora Elisane Colavolpe.
Ilhéus-Ba
2014
Introdução
O presente relatório intitulado Visita Técnica é resultado de um trabalho de pesquisa antropológico que objetivou verificar o grupo populacional denominado bairro do Porto de Trás, situado no município de Itacaré litoral sul do estado da Bahia, que se constituiu como remanescente de comunidade de quilombo.
Buscamos analisar dados obtidos tanto da pesquisa direta com a comunidade quanto de fontes secundárias levantadas por pesquisa documental, a fim de retratar os aspectos etnológicos que possibilitaram a reconstrução da história da comunidade e o resgate de sua origem étnica e da sua identidade grupal, entendemos que nesse sentido podemos abordar também os processos de interação entre as esferas patrimoniais atuantes neste espaço turistificado, privilegiando o enfoque de desapropriação do ponto de vista nativo. Assim a reconstrução interpretativa do modo de vida da comunidade nos possibilitou compreender como eles constroem coletivamente sua vida sobre uma base geográfica, física e social formadora de uma territorialidade negra que se distinguiu por uma identidade cultivada e na atualidade patronizada em diferentes sentidos. O foco deste trabalho é mostrar a importância da elaboração desse relatório demostrando o lado antropológico da comunidade do Porto de Trás.
OBJETIVOS
Tem como Objetivo discutir o recente processo de patrimonização cultural do bairro do Porto de Trás, uma “comunidade étnica de afrodescendentes” (Barth, 2000) tradicionalmente vinculada à pesca artesanal e às atividades portuárias da cidade de Itacaré. Enquanto a cidade foi um porto de escoamento da produção de cacau