Relatorio de Antropologia - Descrição de Restos Osteológicos
RELATÓRIO DE ANTROPOLOGIA FORENSE:
ISCSEM-2014-00177
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EGAS MONIZ
12 de Dezembro de 2014
DESCRIÇÃO DOS RESTOS OSTEOLÓGICOS
Os elementos esqueléticos designados por ISCSEM-2014-00177 incluem peças do esqueleto craniano e pós-craniano (Figs. 1 e 2), assim como restos dentários (Fig. 3).
Estão representados: crânio fragmentado; maxila com dentição completa; mandíbula com incisivos, caninos, molares e pré-molares do lado direito, pré- molares do lado esquerdo, segundo e terceiro molar do lado esquerdo; 6 vértebras cervicais; 10 vértebras toráxicas; sacro; mesosterno; costelas esquerdas e direitas fragmentadas; clavícula esquerda e direita; omoplata esquerda e direita fragmentadas; úmero esquerdo e direito; rádio esquerdo e direito; cúbito esquerdo e direito; seis ossos não identificados da 1ª e 2ª fileira do carpo esquerdo e direito; total de dez falanges distais da mão; total de 8 falanges intermédias da mão; total de 12 falanges proximais da mão; osso coxal direito fragmentado no acetábulo e com ramo do ísquio imcompleto; osso coxal esquerdo fragmentado na região da fossa ilíaca e sem ramo do ísquio; fémur esquerdo e direito; patela esquerda e direita; tíbia esquerda e direita; perónio esquerdo e direito fragmentados na diáfise; astrágalo esquerdo e direito; calcâneo esquerdo e direito; cubóide esquerdo e direito; navicular esquerdo e direito; os três cuneiformes esquerdos e direitos; um metatársico esquerdo; quatro metatársicos direitos e quatro falanges proximais do pé esquerdas.
As diferentes peças do esqueleto encontram-se em bom estado de preservação não se observando quaisquer alterações visíveis.
O perónio esquerdo sofreu uma reconstrução óssea na parte inferior da diáfise, tendo sido utilizado fita adesiva para tal . Também algumas costelas sofreram reconstruções com o mesmo tipo de adesivo.
1
Relatório de Antropologia Forense: [177/2014]