Relatório de analise de estruturas decorridas de tratamentos superficiais
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Relatório da prática em laboratório 8
Materiais Mecânicos II
Objetivo:
O objetivo da oitava aula pratica teve por objetivo a analise de estruturas decorridas de tratamentos superficiais, além da compreensão do funcionamento desses processos.
Introdução:
Tratamentos de superfície são realizados conforme a aplicabilidade do material a ser utilizado , quando é necessário ter-se características de dureza e resistência ao desgaste em sua superfície conservando características de ductibilidade em seu núcleo (interior). Os tratamentos superficiais são divididos em dois grupos, os tratamentos termoquímicos que se subdivide em cemetação e nitretação, e os tratamentos térmicos que se subdivide em tempera por chama e tempera por indução. -Os Tratamentos Termoquímicos (além da variação da temperatura, usa-se alterações químicas): Cemetação: Introdução de carbono da ordem de 0,8% na superfície do material para posterior tempera e revenimento. E realizado em metais de baixo teor de carbono (pois em aços de baixo carbono não é possível obter dureza por meio de algum tratamento térmico) para o aumento de resistência mecânica e dureza em tempera na superfície do material. A temperatura para cemetar é de 920°C e a dureza atingida é de 550HV a 700HV em uma profundidade de 0,3mm a 2,5mm.
Divide-se em solida , liquida e gasosa: Cemetação Solida: A peça é colocada em uma caixa com um material rico em carbono, a caixa é colocada em um forno que ao aquecer haverá um potencial de carbono liberado dentro da caixa , aderindo a superfície do material. Cemetação Liquida: Realizada por meio de sais rico em teores de carbono que se difundem a superfície do material , tornando essa superfície mais rica em carbono.
Cemetação Gasosa: Possibilita o controle do potencial de carbono através do uso de gases que contêm