relatório de acidente de trabalho
No âmbito do tribunal Regional do Trabalho da 3ª região, o estado de Minas Gerais registrou 74.763 acidentes de trabalho, sendo que esse total houve 343 mortes.
O estado participa, portanto, com 10,65% do total de acidentes de trabalho no país e 12,64% das mortes decorrentes desses acidentes.
Um dos problemas mais frequentes em grandes e pequenas empresas são os acidentes de trabalho. De acordo com o Decreto-Lei nº 99/2003, é considerado um acidente de trabalho, o sinistro caracterizado como um acontecimento imprevisto e súbito, sofrido pelo trabalhador no local e horário de trabalho. Ou seja, esse tipo de acidente pode ocorrer em Várias situações, como:
No trajeto que o trabalhador pega de ida e vinda do seu local de trabalho;
Na execução das suas tarefas padrões no ambiente de trabalho;
Quando está à procura de emprego dentro do horário concedido para tal tarefa pela empresa, aos funcionários que estão em processo de demissão;
Fora do local de trabalho, quando estão executando tarefas determinadas pela entidade empregadora.
2 Registro de acidente
O operador da ponte rolante K-63, ao posicionar uma bobina no pátio 17 na última fileira (ALA 2) da máquina de embalagem 2, apoiou-a descentralizada na extremidade do berço de estocagem, fazendo com que ela rolasse e colidisse com a parede da sala de apoio/reunião da equipe de embalagem de bobinas, localizada a 2,20m do berço.
Medidas a ser tomadas pra evitar novos acidentes.
Aumentar espaçamento entre as fileiras de estocagem do pátio 17, possibilitando visibilidade total do operador da ponte rolante para estocagem das bobinas.
Instalar batentes de proteção na sala ao lado do pátio de estocagem de produtos.
Relocar faixa de segurança e acesso a sala existente.
Fazer lateralidade na Gerência
3 Causas de acidentes de trabalho
Muitas são as causas dos acidentes ocorridos no trabalho no nosso país. Entre elas estão:
Uso inadequado ou inexistente do EPI (Equipamento de proteção