Relatório de acidentes de segurança do trabalho
A organização deve executar ações corretivas para eliminar as causas de não-conformidades (acidentes) , de forma a evitar sua repetitividade. As ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não- conformidade encontradas.
Podemos dizer que é uma ferramenta a ser utilizada na segurança reativa.
Como implantar o requisito
Os RA’s (Relatórios de Acidente) devem assegurar que todos os acidentes materializados em danos físicos e/ou danos materiais e/ ou perda de tempo sejam objetos de análises com a finalidade de levantar os fatores causadores do infortúnio para sua consequente neutralização, evitando assim sua reincidência.
a) Caracterização dos tipos de acidentes:
Podemos caracterizar o acidente de três formas, de acordo com as suas consequências:
Acidente com danos físicos
É todo acidente que causa prejuízo imediato à saúde do acidentado.
Acidente com danos materiais
É todo acontecimento que causa prejuízo por quebra de máquina, equipamento ou ainda danos a materiais, e que não cause danos físicos ao trabalhador.
Acidente com perda de tempo
É todo aquele acontecimento que causa interrupção de uma atividade, mas não apresentam danos materiais à empresa nem danos físicos ao trabalhador, apenas um tempo curto para o restabelecimento ds condições normais de trabalho.
Comentário:
Nota, acidente é todo e qualquer acontecimento que interrompa um padrão normal de atividade ou processo, independente de causar ou não danos físicos ou mentais à saúde do trabalhador.
b) Verificar qual foi o fator causador do acidente
Caso o acidente tenha ocorrido por falha de máquina, equipamento ou erro de informações nas rotinas de trabalho, o fator causador do acidente deve ser interditado até que se apure o fato e se restabeleça condições seguras de trabalho, é o que chamamos de contenção de risco imediato.
c) Elaboração do RA
O