Nao tenho
A expectativa de vida dos brasileiros está aumentando a cada ano. A média é de 73,1 anos e as mulheres vivem em média 7 anos a mais que os homens, com variações que dependem de fatores como sexo e região. As taxas mais altas de longevidade feminina são encontradas no Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo.
Para obter qualidade de vida e acréscimo da expectativa de vida, o ser humano necessita de bem estar, um equilíbrio com a sociedade e sua cultura.
Vamos entender por que as mulheres vivem mais que os homens?
Segundo estudo realizado no University Medical Centre, na Holanda, as mulheres vivem mais que os homens devido à menstruação. Isso mesmo. A pesquisa revela que ao menstruar o hormônio ESTRADIOL faz o coração trabalhar com maior intensidade. Este hormônio é produzido pelos folículos ovarianos e, entre outros, auxiliaria na manutenção dos tecidos, contribuindo para a elasticidade da pele e dos VASOS SANGUÍENEO. De fato, já sabe-se, que as mulheres que produzem elevada quantidade de estradiol tem a estima elevada.
Sejam mulheres ou homens, a longevidade com qualidade de vida demanda CUIDADOS ESPECIAIS, se possível, iniciados ainda na infância e não apenas após os 60anos.
Destacamos:
1.exercícios físicos;
2.uma alimentação saudável;
3.bom relacionamento com a sociedade e com a família;
4.espaços para lazer, e
5.ocupação, hobbies (algo que gere interesse e motivação)
EM BUSCA DA INDEPENDÊNCIA NA TERCEIRA IDADE
No processo de envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas. Afinal, essa etapa da vida é caracterizada pelo surgimento de doenças como a diabetes, a hipertensão arterial, arteriosclerose, artrose, perda da visão e da audição. Muitas dessas doenças decorrem dos hábitos de vida como a alimentação incorreta, esforço repetido ou desproteção durante o trabalho, tabagismo, falta de atividade física, abuso de álcool, entre outras.
As pessoas na melhor idade devem buscar se manter independentes,