relatório da ESTRE AMBIENTAL
TECNOLOGIA DE SERGIPE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO
AMBIENTAL
Relatório da Visita Técnica Realizada na empresa Estre Ambiental
Aracaju /SE
27.08.2013
A visita técnica foi realizada na empresa Estre Ambiental, localizada no na cidade de Rosário do Catete que é um interior do estado de Sergipe, onde a empresa atua no estado há dois anos e na cidade visitada há um ano. Sua finalidade é dar um destino final aos resíduos sólidos produzido no estado, isso é feito através de um aterro sanitário, cuja sua estimativa de vida útil inicial era de 50 anos, sendo que este prazo foi diminuído para os 25 anos ao receber os resíduos da grande Aracaju, que é basicamente duas mil toneladas por dia produzido.
A empresa para ser instalada neste local fez vários testes e pesquisas e teve a licença ambiental concebida pela ADEMA que é o órgão responsável por licença ambiental no estado de Sergipe, uma das preocupações é em relação ao manancial que a geração de chorume se não tiver cuidado pode infiltrar e se direcionar para os lençóis freáticos existente na região. Quando a corrente do vento muda de direção à cidade de Rosário do Catete sente o mau cheiro do aterro sanitário. O aterro tem operação licenciada até 2014.
O lixo é transportado pelo o caminhão da TORRE até a unidade de transbordo que está localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, onde o lixo é compactado e é direcionado ao aterro sanitário de Rosário do Catete, onde cinco caminhões da torre com cerca de cinco toneladas cada, equivale a uma carreta que é destinada a Rosário do Catete.
Na entrada do aterro sanitário a carreta de lixo é pesada, pois cada empresa paga por tonelada entregue ao aterro e logo em seguida passa por uma inspeção visual onde vê se o motorista está com os equipamentos adequados. Em seguida o resíduo vai para um laboratório e passa por uma análise laboratorial para saber se o dejeto está de