História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar
Esta história fala de um gato e de uma gaivota. Zorbas era um gato grande, preto e gordo.
Um dia, uma linda gaivota, chamada Kengah, pôs um ovo no terraço do Zorbas antes de morrer devido a uma maré negra. A gaivota quase morta, pediu-lhe que fizesse 3 promessas: que não comesse o ovo, que quando nascesse cuidasse dele e que lhe ensinasse a voar.
Zorbas apercebeu-se que ser “mãe” era uma tarefa difícil. Ele deu-lhe o nome de Ditosa. Esta cresceu, mas não sabia voar.
Um dia, o chimpanzé do bazar disse-lhe que o Zorbas e os outros gatos estavam a cuidar dela, porque eles queriam que esta ficasse gorda para a comerem. Ditosa ficou muito triste e contou a Zorbas o que o chimpanzé lhe tinha dito. O Zorbas disse-lhe que não era verdade. Com ela, ele aprendeu a amar e a respeitar diferentes seres.
Depois disto, eles tentaram ensinar Ditosa a voar mas não conseguiram. Então eles pediram ajuda a um ser humano - O poeta. Juntos eles ensinaram Ditosa a voar. Antes de ir, Ditosa disse a Zorbas que nunca o esqueceria, nem a ele nem aos outros gatos.
Esta história é sobre um gato grande, preto e gordo que ensinou uma gaivota a voar.
Reflexão
“ (…) Tu és uma gaivota. Nisso o chimpanzé tem razão, mas só nisso. Todos gostamos de ti, Ditosa. E gostamos de ti porque és uma gaivota, uma linda gaivota. Não te contradissemos quando te ouvimos grasnar que és um gato, porque nos lisonjeia que queiras ser como nós; mas és diferente, e gostamos de que sejas diferente. Não pudemos ajudar a tua mãe, mas a ti sim. Protegemos-te desde que saíste da casca. Demos-te todo o nosso carinho sem nunca pensarmos em fazer de ti um gato. Queremos-te gaivota. Sentimos que também gosta de nós, que somos teus amigos, a tua família, e é bom que saibas que contigo aprendemos uma coisa que nos enche de orgulho: aprendemos a apreciar, a respeitar e a gostar de um ser diferente. É muito fácil aceitar e gostar dos que são iguais a nós, mas