Prova de avaliação - 8º
Grupo I
Parte A (20 pontos)
1. Classifica as afirmações seguintes como verdadeiras (V) ou falsas (F). Fundamenta a tua resposta a cada uma das alíneas com base na leitura da obra.
a) Um código de honra proibia que as gaivotas presenciassem a morte das companheiras.
b) A infância de Zorbas é narrada através de uma analepse.
c) O facto de todos os animais que participaram na despedida a Kengah pertencerem a espécies diferentes não tem qualquer relação com a mensagem da obra.
d) Zorbas ficou muito feliz ao ser tratado por «mamã».
e) Os gatos de rua, inimigos de Zorbas, usam a ironia para o ridicularizar quando este apanha insetos para alimentar a gaivotinha.
f) Na reunião que fizeram para discutir a segurança de gaivotinha, os gatos tecem duras críticas aos humanos.
g) Barlavento era nitidamente um gato doméstico.
h) A escolha do humano que ajudaria Ditosa a voar não teve nada a ver com o facto de este ser um poeta.
i) Na noite do primeiro voo de Ditosa, tudo correu bem, pois não houve qualquer obstáculo.
j) Ao longo de toda a obra estão presentes palavras de caráter onomatopaico.
Parte B
(30 pontos)
Lê, atentamente, o texto que se segue.
GAIVOTAS URBANAS: PROBLEMAS E SOLUÇÕES O ornitólogo britânico Peter Rock publicou recentemente um extenso e interessante artigo sobre este assunto na revista mensal British Birds. Aqui faz-se um resumo do mesmo, com uma breve referência à situação em Portugal.
Em Inglaterra, a gaivota-argêntea (Larus argentatus) e a gaivota-d’asa-escura (L. fuscus) começaram a nidificar em meio urbano na década de 1940, mas essa situação só se estabeleceu como um fenómeno nacional no final da década de 1960 e início da de 1970. Desde essa altura, o efetivo das populações urbanas aumentou exponencialmente, devido à elevada disponibilidade alimentar, ao alto sucesso reprodutor e à oferta de habitat