trabalho conclusão de curso
A evolução tecnológica, a necessidade de rapidez, associadas à competitividade de um mercado extremamente voltado a resultados práticos e que gerem incessantes lucros, tudo isto aliado a um anseio pelo consumo e pelo status de consumidor, fez com que a sociedade se deparasse com uma nova forma de consumir, mais prática, mais adequada às suas condições e necessidades. Para tal, basta existir um aparelho celular, um IPAD, um laptop e o conforto do lar, o impulso da necessidade instantânea, para exercer este papel de consumidora, fomentar a economia e ampliar as relações comerciais.
O desenvolvimento que as diversas sociedades estão vivenciando, aliado a grandes problemas sociais advindos deste, tais como a violência urbana, o excesso e acúmulo demográfico nas cidades, a ocupação integral do tempo disponível pelas pessoas, têm proporcionado uma inversão na relação social. Estes fatos estão afastando-as mais e mais do convívio físico e transferindo esta relação para a tela de um computador ou telefone celular, no conforto de seus lares ou ambiente de trabalho, onde se sentem seguras e confortáveis para interagir com o mundo.
A realidade virtual tem permitido a proximidade do contato com produtos e/ou serviços em qualquer parte de nosso planeta, fornecendo detalhes e características com impressionante fidelidade. Como consequência, tem-se paulatinamente a substituição de estabelecimentos comerciais físicos, enormes dinossauros com suas amplas áreas de amostragens e depósitos de produtos, por estabelecimentos virtuais, com as mesmas características, mas que somente existem numa “nuvem” de armazenamento de dados em um servidor de computador qualquer em algum local do planeta, conectado 24 horas em uma rede de informação que abrange todo o planeta.
Tais facilitadores trouxeram na bagagem, a expansão do contrato informal, pela via eletrônica, pondo ao lado a relação pessoal, a visita ao local da compra, a manipulação pelo consumidor do produto que se