Relat Rio De Visita Aterro Estre
FACULDADE DE TECNOLOGIA/CESET
Missão: Formar e aperfeiçoar cidadãos e prestar serviços atendendo às necessidades tecnológicas da Sociedade com agilidade, dinâmica e qualidade
Missão/CESET
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
CET 0312 – Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Profª Drª Carmenlucia Santos
RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA
ATERRO SANITÁRIO – ESTRE UNID. PAULÍNIA
Narciso Alexandre Vendrame, nº 11.749.035-0
Data da visita: 14 de agosto de 2010
1– INTRODUÇÃO
A empresa Estre Ambiental SA foi criada em São Paulo em 1999 e em 2000 foram iniciadas as atividades no Centro de Gerenciamento de Resíduos CGR de Paulínia, que está localizado na Estrada Municipal PLN 190, Parque da Represa, Paulínia SP. O nome Estre é a sigla de Empresa de Saneamento e Tratamento de Resíduos.
O CGR Paulínia é dotado de um aterro sanitário cuja capacidade de receber resíduos inicialmente era de 500 toneladas, hoje a capacidade foi ampliada e licenciada para 5.000 ton/dia de resíduos Classe IIA e IIB, além da criação das unidades de:
- Triagem e reciclagem de resíduos da construção civil - Classe III (RCC);
- Instituto Estre (Educação Ambiental);
- Triagem e reciclagem de resíduos domésticos;
- Biorremediação para resíduos Classe I;
- Biogás.
O aterro sanitário Estre de Paulínia recebe os resíduos domésticos Classe IIA e IIB de vários municípios, principalmente da Região Metropolitana de Campinas como: Paulínia, Valinhos, Vinhedo, Jaguariúna, Americana entre outros.
A área total do CGR Paulínia é de 1.000.000 m² sendo a área impermeável do aterro atualmente de 360.000m².
2 – CARACTERISTICAS DO ATERRO SANITÁRIO
O sistema de aterro sanitário do Estre de Paulínia pode ser classificado como um aterro de superfície do método da área. Todo tipo de aterro requer uma série de elementos de proteção ambiental que são requisitos de normas técnicas e