Relatório da digestão da bolacha
Digestão da Bolacha
Elaborado por: Anselmo Ramos, Duarte Fernandes, Fábio Ferreira, Ricardo Russo
Data: 03-11-2013
Introdução
A digestão é um processo físico-químico extremamente complexo que faz com que haja a quebra de macromoléculas em moléculas menores para que as células possam absorver os nutrientes contidos nelas e assim abastecer o nosso corpo.
Os órgãos que associados a digestão são nomeadamente boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. No entanto também existem alguns órgãos anexos como é o caso das glândulas salivares, fígado e pâncreas.
A digestão começa na boca com a mastigação e salivação que formam o bolo alimentar, o mesmo pela faringe que o empurra para o esôfago. Este com os movimentos peristálticos levam o Bolo alimentar ate ao estômago.
Já no estômago, com a ajuda dos sucos gástricos rico em pepsina e com o ácido clorídrico produzido pelas glândulas da mucosa dá-se a digestão das proteínas, transformando-as em aminoácidos. No entanto e no intestino delgado mais propriamente no duodeno que se dá a maior parte da digestão, bem como a sua absorção. As secreções lançadas pelo fígado e pelo pâncreas realizam a principalmente a digestão química, com a ação conjunta entre a bile, o suco pancreático e o suco intestinal atuando sobre o quimo.
Depois de tudo isso passa para o intestino grosso em que este absorve a agua e os sais minerais ainda presentes nos resíduos alimentares levando-os para a circulação sanguínea. No entanto aquilo que não foi digerido forma as fezes que se acumulam no reto e posteriormente são empurradas por movimentos peristálticos para fora do ânus.
Material utilizado
2 Copos de plástico
2 Bolachas de água e sal
Água
Colher
Papel
Soluto de Lugol
Procedimento
No exercício realizado durante a aula seguimos os seguintes passos:
1- Inicialmente