relatório da aula de filosofia
Este relatório relata os temas em estudo nas aulas nº 29, 30 e 31 dada pelo professor Sérgio Morais. Nestas três lições falamos sobre a deliberação e a decisão, que estão implícitos no tema da acção humana, mais especificamente na rede conceptual da acção.
Ficamos a saber que a deliberação é a reflexão sobre os diferentes tipos de agir numa determinada acção. Nem sempre é fácil escolher a acção correta pois, temos vários “caminhos” com várias condições. A decisão é o momento de escolha após uma rigorosa ponderação sobre o “caminho” que devemos seguir.
Um grupo de amigos quer viajar de Vila Pouca de Aguiar até Vila Real. Estas duas localidades estão separadas por dois caminhos: a auto-estrada e a estrada nacional. O caminho pela auto-estrada é mais longínquo do que pela estrada nacional, apesar de viajarmos a uma velocidade superior. Depois de eles reflectirem de forma rigorosa sobre o caminho a escolher, que neste caso foi o caminho mais rápido. Em seguida, decidem ir pela auto-estrada. Posteriormente executam acção, ir pelo caminho escolhido.
Nestas três lições falamos também sobre a liberdade e a responsabilidade que estão igualmente implícitos na rede conceptual da acção. Sobre este tema ficamos a saber que a liberdade existe por que existem “os outros”. O ser humano tem liberdade para executar certas acções, mas tem que se responsabilizar pelos seus actos.
Posteriormente a estas três lições, podemos então concluir que toda a acção é executada por um sujeito dependendo do poder do agente, este (o agente) tem intenções, que delibera antes de decidir, ou seja, o agente que é livre e responsável, delibera, em seguida decide e só depois executa a acção que se divide em quatro finalidades: motivo (porquê?), intenção (o quê?), finalidade (para quê?) e o projecto (para que?).