Relatório contador flip flop
Este projeto irá mostrar um circuito simples, trata-se de um circuito que efetiva a contagem em números binários de 0 a 9 (10 algarismos), segue a seqüência do código BCD de 0000 a 1010. Esse contador mostra o tempo no formato digital, consta de um display de catodo comum, mostrador da numeração decimal. O circuito é baseado na lógica seqüencial, ou seja, a saída depende das varias entradas e/ou de seu estado anterior que permanece armazenado, sendo um sistema pulsado, denominado clock. O Projeto trata de um contador crescente, neste constará 6 circuitos integrados 7473, cada um possui 2 flip-flops.
2-DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Nesse projeto utilizaremos os contadores assíncronos também são chamados de contadores por pulsação. O circuito básico apresenta um grupo de quatro flip-flops do tipo JK com entradas iguais a 1 gerada a cada descida do clock.
Figura 1: Contador assíncrono (ondulante) de quatro bits.
3- CALCULANDO O NÚMERO DE FLIP-FLOPS.
Pelo modulo de contagem temos o número necessários de FF’s.
M = 2^n => n = nº de flip-flops.
Assim; M = 2^ 12= 1024
Então cada display de 7 segmentos irá usar 4 FF’s para mostrar os números de 0 a 9 em decimal, como mostrado na tabela abaixo:
Figura 2: Tabela Estado ABCD decimal.
Para o contador de 0 a 999 foram necessários 6 circuitos integrados 7473, pois cada um deles possui 2 Flip-flops embutidos.
É possível perceber na figura 2, que quando a contagem chega em 10 (1010), é preciso zerar o display, pois só é possível visualizarmos números de 0 a 9 por display, então ligamos as saídas A e C a uma porta NAND para negá-las quando ambas estiverem em ALTO, ou seja, no número 1010.
4- DECODIFICADORES BCD PARA DISPLAY DE 7 SEGMENTOS
Como os displays usados são formados com LEDs, cada segmento do display necessita de uma corrente alta para acender. Os decodificadores BCD para 7 segmentos podem acionar diretamente displays de LEDs. Inicialmente todos os contadores estão em 0 e, no display,