ATPS Circuitos Digitais
2014
Sumário
1 Etapa 3 3
1.1 Passo 1 3
1.1.1 Contadores Digitais 3
1.1.2 Contador Síncrono 4
1.1.3 Contador Assíncrono 4
1.2 Passo 2 4
1.2.1 Flip-Flop JK Mestre-escravo com Set e Reset 4
1.2.2 Contador de Pulso 5
1.3 Passo 3 5
1.4 Passo 4 5
1.4.1 Relatório 3 – Flip-flop 5
2 Referências 6
1 Etapa 3
Aula-tema: Flip-Flops.
Esta atividade é importante para que você entenda o funcionamento dos Flip-flops.
1.1 Passo 1
Ler o artigo apresentado a seguir e fazer anotações sobre o funcionamento dos contadores digitais: Os Contadores Digitais. 2013.
1.1.1 Contadores Digitais
Contadores digitais são circuitos utilizados principalmente para contagens, geração de palavras, divisão de frequências, medição de frequência e tempo. Para entender melhor o funcionamento de um contador, precisamos entender o funcionamento do flip-flop.
O flip-flop ou multivibrador biestável é um circuito digital pulsado capaz de servir como uma memória de um bit. Um flip-flop tipicamente inclui zero, um ou dois sinais de entrada, um sinal de clock, e um sinal de saída, Alguns flip-flops também incluem um sinal da entrada clear, que limpa a saída atual. Como os flip-flops são implementados na forma de circuitos integrados, eles também necessitam de conexões de alimentação. A pulsação ou mudança no sinal do clock faz com que o flip-flop mude ou retenha seu sinal de saída, baseado nos valores dos sinais de entrada e na equação característica do flip-flop.
Os contadores podem ser PROGRESSIVOS ou CRESCENTES, quando contam numa sequência de números crescentes, ou seja, dos valores mais baixos para os mais altos, como (1,2,3,4...). Também podem ser REGRESSIVOS ou DECRESCENTES, quando a contagem é feita dos valores mais altos para os mais baixos como (4,3,2,1...).
Os contadores podem ser SÍNCRONOS, quando existe um sinal de clock único externo aplicado a todos os estágios ao mesmo tempo.
Os contadores também podem ser ASSÍNCRONOS, quando existe o sinal de clock aplicado apenas ao primeiro