Relatório Comentado
TRABALHO PRÁTICO
REDIJA OS PONTOS DO RELATÓRIO-COMENTÁRIO COM BASE NAS INFORMAÇÕES ABAIXO RELATADAS.
1. A contabilidade debita diretamente a conta do banco destinatário, por ocasião da transferência de numerário entre filiais, ou seja, a empresa não tem uma conta específica para contabilização do numerário em trânsito.
R: Na empresa, a conta numerário em trânsito pode também ser considerado como disponibilidade, juntamente com os saldos em bancos, esta conta decorre de remessas para filiais ou depósitos de clientes ou terceiros atraves de cheque, ordem de pagamento até a data do balanço. É muito importante para o controle de entras e saídas de valores transferidos.
Recomendamos que seja criado uma conta de transferência de numério, debitada pela remessa do numerário e creditada pela chegada do recurso ao local de destino.
2. Durante a auditoria, você observou que, com frequência, os cheques são emitidos e contabilizados (débito em fornecedores e crédito em bancos) em um mês e o pagamento ao fornecedor ocorre no mês subseqüente. Segundo o chefe da tesouraria, os cheques são preparados e assinados dois dias antes da data do vencimento da obrigação com o objetivo de agilizar o processo de pagamento, entretanto, alguns fornecedores demoram algum tempo para vir apanhar seu pagamento na empresa.
R: Os cheques normalmente são contabilizados e deduzidos dos saldos bancários e fornecedores na data de sua emissão. Quando não ocorrem no próprio mês de emissão do cheque os relatórios gerenciais e as demonstraçõs contábeis são apresentados erroneamente, é o que vem acontecendo na empresa.
Recomendamos que seja criado uma conta de cheques emitidos no grupo do disponível ( Débito de emissão de cheques e Crédito de pagamento ao fornecdor). Ou a contabilizaçaõ nas contas patrimoniais o pagamento ao fornecedor ja que o cheque seria registrado em conta de compensação devido a sua emissão e baixado dessa conta