Projeto De braços abertos para a solidariedade
ENSINO FUNDAMENTAL (7ª e 8ª / 8º E 9º ANO)
DISCIPLINAS: ÉTICA E CIDADANIA, ENSINO RELIGIOSO, GEOGRAFIA E PORTUGUÊS
Alyne Mayra de Carvalho Costa
Keila Letícia Matos Corrêa
Jaqueline de Cássia Nascimento da Silva
Maria José Penha dos Santos
PAÇO DO LUMIAR
2011
Tema do Projeto: Abrindo os braços para a solidariedade
"É melhor tentar e falhar, que preocupar-se em ver a vida passar.
É melhor tentar ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes me esconder.
Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver." Martin Luther King
Justificativa :
A vida social e política de nossos tempos passa por tantas e tão rápidas alterações que a educação precisa promover, como condição de cidadania, a capacidade de interpretar e de fazer, face a situações novas, desenvolvendo autonomia nos alunos para um convívio solidário e responsável, o que implica, entre outras coisas, a capacidade de informar-se, comunicar-se, julgar e tomar decisões.
Muito se fala e se discute sobre a solidariedade, mas quem pelo menos uma vez, não já necessitou da solidariedade de alguém e não conseguiu encontrá-la? Coloquemos a solidariedade em destaque, há muito o que fazer para que ela aconteça diariamente em nossa sociedade, então porque não iniciarmos na prática educacional?
A solidariedade depende de mudanças na maneira de pensar e agir da sociedade. Só assim é possível às pessoas a busca de seu desenvolvimento e o exercício da cidadania.
Objetivo Geral: Suscitar o debate sobre a prática da solidariedade assim como contribuir para a promoção da cultura da solidariedade nos alunos, na família, na comunidade e na sociedade, afim de que todos se empenhem efetivamente na construção de uma justiça social