Relatório CIG
AREA DISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DE INFORMAÇÃO GEOGRAFICA
ANO LETIVO 2014-2015
2º Ano, 1º Semestre
PLANO DE PREVENÇÃO DE UMA INVASÃO ZOMBIE EM LISBOA
Trabalho realizado por:
Afonso Luz, nº 2013500
André Ramada, nº 2013377
João Rodrigues, nº 2013412
José Estevens, nº 2013420
Luís Armada, nº 2014588
Professor orientador:
PEDRO CABRAL / TIAGO H. MOREIRA DE OLIVEIRA
Resumo
Este relatório tem como objetivo documentar o projeto realizado no âmbito de Ciências de Informação Geográfica. Com este trabalho pretendemos apresentar de forma detalhada uma possível invasão Zombie a Lisboa, e com esta encontrar possíveis semelhanças com outras epidemias.
Pretendemos conceber um plano geoestratégico de um hipotético ataque Zombie a Lisboa criando zonas infetadas, raio de ação dos Zombies em volta dos pontos de contágio, pontos seguros, sítios que estão fora das zonas infetadas e estão relativamente próximas com os serviços úteis, torres de controlo e rotas entre os pontos de controlo.
Introdução
No âmbito da cadeira de Ciências da Informação Geográfica, do 1º semestre do 2º ano, iremos elaborar um projeto em que nos propomos a criar um Plano de Emergência para Lisboa, na eventualidade de um ataque Zombie. O trabalho que iremos realizar será único, sendo este considerado como um elemento importante de avaliação. A realização deste projeto será, maioritariamente, efetuada através dos mecanismos aprendidos nas aulas práticas, utilizando, principalmente, programas da empresa ESRI, nomeadamente, o ArcMap e o StoryMaps. Recorreu-se, para tal, à pesquisa bibliográfica e na Internet para encontrar publicações e artigos científicos. Considera-se relevante esta afirmação de Câmara (1993) para caracterizar as ferramentas SIG “SIG são sistemas cujas principais características são integrar, numa única base de dados, informações espaciais provenientes de dados cartográficos,