relatório centro de pressoes
Hidráulica Geral
Eng.º Responsável: Pedro Ferreira
Trabalho realizado por:
1100174 Alexandre
Santos
1101642 Sérgio Lopes
1110432 Ana Carvalho
1111645 Vânia Pereira
2DA
Turma 2DA
Novembro de 2013
Introdução
A hidráulica é a parte da física que estuda o comportamento dos líquidos quer em movimento quer em repouso, que analisa as Leis e os princípios que regem a circulação dos fluidos bem como as grandezas que originam perturbações nos mesmos (temperatura, pressão e viscosidade, por exemplo). A
Hidráulica pode ser dividida em três partes: a Hidrostática, a Hidrodinâmica e a
Hidrocinemática. No entanto, para a execução e estudo desta actividade laboratorial recorremos somente às bases da Hidrostática – parte da hidráulica que estuda os fluidos em repouso (parados).
As pressões que se verificam em cada ponto de um fluído, sujeito à acção da força da gravidade, variam de acordo com a altura da coluna do fluído considerado até ao nível da superfície livre. Nos líquidos, as variações da pressão com a altura são muito consideráveis uma vez que a densidade dos líquidos é elevada. Quanto maior for a densidade do fluido maior é a variação da pressão com a altura da coluna.
Nesta actividade laboratorial, a água é o fluido líquido que no reservatório origina o aparecimento de forças de pressão (forças internas do fluido), originando estas as chamadas forças elementares que são perpendiculares às superfícies onde estão a actuar.
A expressão que define a pressão é = ࢇ࢚ + ࣋ࢍࢎ , sendo:
௧ = Pressão atmosférica
ߩ = Densidade do fluído
݃ = Aceleração da gravidade
ℎ = Altura medida na vertical desde a superfície livre
A estrutura do corpo (incluindo a sua montagem) sujeita à submersão, provoca o aparecimento de um momento estático no fulcro, sendo que para equilibrar este momento aplica-se, em laboratório, forças externas ao corpo, que são geradas devido ao peso das massas marcadas que se adicionam