Relatório catálise
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO
Catálise heterogênea a partir de Óxido de Estanho
Carla Tavares Menezes 00910660
Fabiana Martins 00910321
Karyn Mancilha 00911005
Adriano Belisqui 00911041
Introdução
Algumas substâncias têm propriedade de alterar a velocidade de reações químicas que ocorrem lentamente. Estas substâncias são denominadas de catalisadores, enquanto o aumento da velocidade de uma reação através deles é chamado de catálise.
O catalisador tem como propriedade importante a de não ser consumido na reação, permanecendo inalterado em suas propriedades químicas. Ele diminui a energia de ativação da reação, ou seja, a energia inicial necessária para que uma reação aconteça. Para ocorrer uma reação química entre duas substâncias orgânicas que estão na mesma solução é preciso fornecer certa quantidade de energia, geralmente na forma de calor, que favoreça o encontro e a colisão entre elas. A energia também é necessária para romper ligações químicas existentes entre os átomos de cada substância, favorecendo, assim, a ocorrência de outras ligações químicas e a síntese de uma nova substância a partir de duas iniciais.
Entre os tipos de catálise, podemos citar: 1. Catálise homogênea:
Diz respeito a um processo no qual um catalisador está presentes como soluto num líquido de uma mistura reacional, ou seja formam uma só fase. O mecanismo de catálise homogênea é mais seletiva e por isso ocorre mais rapidamente.
2. Catálise Heterogênea: A catálise heterogênea ocorre quando a mistura formada por catalisadores e reagentes é heterogênea, ou seja apresentam estados físicos distintos. Normalmente o catalisador é sólido e os reagentes e produtos estão na forma líquida ou gasosa.
Como exemplo de catálise heterogêneo podemos citar o catalisador de automóveis que se baseia em um catalisador de Pt ou Rh suportado em uma cerâmica. Este