Relatorio de catalizador
*INTRODUÇÂO
As velocidades das reações químicas são muitas vezes aumentadas pela presença de substancias que não são consumidas no decorrer da reação e, na maioria das vezes, nem aparecem na expressão da constante de equilíbrio. Tais substâncias, designadas por catalisadores, têm grande importância industrial, não somente pelo aumento que causam nas velocidades de reação, mas também pelas baixas concentrações em que podem ser utilizados.
A maioria dos catalisadores não apresenta uma eficiência tão grande quanto os catalisadores enzimáticos, mas todos eles atuam na abertura de novos caminhos de reação, para os quais a energia de ativação, e menor do que energia de ativação da reação inicial. Um abaixamento da energia de ativação de um valor tão pequeno como 10 kj.mol suficiente para, a temperatura ambiente, aumentar a velocidade de reação por um fator de até 60 vezes. Ao abaixar a energia de ativação, o catalisador acelera também a reação no sentido inverso, não alterando, contudo, o valor da constante de equilíbrio, mas diminuindo o tempo necessário para que o equilíbrio seja atingido. Um catalisador não altera a variação de entalpia de uma reação, pois não pode transformar uma reação termodinamicamente impossível em uma reação possível. Porém ao permitir que uma reação tenha uma maior velocidade a temperaturas mais baixas do que a reação não catalisada, um catalisador pode aumentar o rendimento dos produtos para uma reação reversível, cujo estado de equilíbrio é desfavorecido a uma temperatura elevada.
São conhecidas duas classes de catalisadores, catalisadores homogêneos e catalisadores heterogêneos. A catálise homogênea e um tipo de catalise onde reagentes produtos e catalisadores encontram-se na mesma fase e, portanto, o catalisador atua como qualquer reagente na lei de velocidade de reação, só diferindo dos reagentes por ser regenerado no curso da reação. A catálise é heterogênea quando as substancias reagentes é o