Relatório bioquimica
Os carboidratos (também chamados hidretos de carbono, sacarídeos, glicídeos) são compostos de aldeídos e cetonas com múltiplas hidroxilas (OH). Os carboidratos servem como fontes de armazenamento de energia, e como intermediários metabólicos. (STRYER, 2010)
Certos sacarídeos, como a glicose e o amido, são à base da dieta na maior parte do mundo e a oxidação dos carboidratos é a principal via metabólica fornecedora de energia na maioria das células não fotossintéticas. Polímeros insolúveis de carboidratos funcionam tanto como elementos estruturais quanto de proteção nas paredes celulares bacterianas e vegetais e nos tecidos conjuntivos de animais. Outros polímeros de carboidratos agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e participam do reconhecimento e coesão entre as células. (LEHNINGER, 2006)
Existem duas práticas relacionadas à identificação de carboidratos. São elas:
TESTE DE BENEDICT - A solução de Benedict é um reagente químico de cor azulada utilizado na identificação de açúcares redutores, ou seja, aqueles que possuem extremidade redutora livre. Consiste basicamente de uma solução de sulfato cúprico que em meio alcalino e na presença de açúcares redutores leva ao aparecimento de um precipitado de coloração vermelho-tijolo indicando que os íons Cu2+ do reagente foram reduzidos a Cu+.
TESTE DO LUGOL- A amilose e a amilopectina são os constituintes do polissacarídeo amido. A interação fraca entre a amilose e o iodo presente na solução utilizada para o teste do Lugol, gera uma coloração azul intensa na mistura. Esse teste é utilizadona identificação da presença de amido.
2. Objetivos
Identificação das soluções que contém açúcares redutores, por meio do Teste de Benedict.
Identificação das soluções de lactose e sacarose distribuídas aleatoriamente entre os tubos A e B.
Análise da α-amilose presente no amido, por meio do Teste de Lugol.
3. Materiais
* Tubos de ensaio * Etiquetadores * 1 pipeta de 1mL para cada