Relatório Ajuste de Curva
JANEIRO
INSTITUTO POLITÉCNICO
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
MECÂNICA
GRÁFICOS: comparações e ajustes de curvas
LABORATORIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL I
Grupo IV:
Caio Daflon Martins
Carlos Eduardo Zavoli Cordeiro
Lamon Benevides Souza
Relber Bernardo Lopes
Rodrigo Canella Borges
Tiago Rafael Conti Fortunato
Vitor Coelho Müller
Nova Friburgo-RJ, 26 de Janeiro de 2013.
1. OBJETIVO
O experimento tem como objetivo a construção de gráficos sob uma abordagem diferente da maneira comum usada, diante da aplicação do conceito de ajuste de curva para que se encontre uma nova curva que se aproxime da curva desejada. Em seguida busca-se comparar com as aproximações encontradas com os dados experimentais tabelados e descobrir o quanto essa aproximação se desvia do que seria a lei procurada que rege os fenômenos avaliados.
2. INTRODUÇÃO
Esse relatório vem tratar a importância de uma construção de gráficos, pois a partir dela pode-se fazer uma análise visual dos fenômenos trabalhados. Isso facilita a formação de conclusões, mas para este fim, são utilizados os mais variados recursos para que se possam realizar as construções.
A partir de pontos pré-estabelecidos, tenta-se realizar o que seria uma construção aproximada do gráfico da função desejada. É o que conhecemos como ajuste de curva. Nesse trabalho iremos utilizar o método dos mínimos quadrados, sendo este o mais apropriado para procurar um valor não tabelado ou, no caso, para estabelecer a lei de gráficos utilizados em procedimentos experimentais. Utilizou-se, então, nas construções gráficas o método dos mínimos quadrados, seja a partir da aplicação numérica do método, seja pela tentativa de uma aproximação visual.
2.1.
CONJUNTOS DE TÉCNICAS E MÉTODOS
Nos gráficos cartesianos, a linha que une os diferentes pontos assinalados é uma curva que pode, em alguns casos, ser representada por uma função conhecida. O gráfico mais fácil de ser