SOCIOLOGIA ALEMÃ: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER
A expansão econômica alemã se dá numa época de capitalismo concorrencial (disputa de mercados mundiais). IMPERIALISMO, submetendo as mais diferentes culturas, o que torna a especificidade das formações sociais uma evidência e um conceito importante.
A Alemanha se unifica e se organiza como Estado nacional mais tardiamente, o que atrasa seu ingresso na corrida industrial e imperialista. Isto estimulou o interesse pela história como ciência da integração, da memória e do nacionalismo.
O pensamento alemão se volta para a diversidade, enquanto o inglês e o francês, para a universalidade.
Portanto, devemos distinguir no pensamento alemão a preocupação com o estudo da diferença.
A SOCIEDADE SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Para o Positivismo, a história é o processo universal da evolução da humanidade, cujos estágios o cientista pode perceber pelo método comparativo.
A história particular de cada sociedade desaparece, diluída nessa lei geral. Essa forma de pensar torna insignificantes as particularidades históricas e as individualidades.
Max Weber se oporá a essa concepção. Para ele, a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades, permitindo o entendimento das diferenças.
O caráter particular e específico de cada formação social e histórica deve ser respeitado. O conhecimento histórico, entendido como busca de evidências, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social.
Modo compreensivo
Esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas.
Essa atitude de compreensão é que permite ao cientista atribuir aos fatos esparsos um sentido social e histórico.
A AÇÃO SOCIAL: UMA AÇÃO COM SENTIDO
A sociologia de Weber tem como objeto de investigação a AÇÃO SOCIAL. Conduta humana dotada de sentido, isto é, de uma justificativa