Relatório Agrometeorológico de Campo Experimental
O técnico da empresa Metos Brasil, Luciano Lohman, permaneceu na unidade durante dois dias, onde esclareceu várias dúvidas que nós tínhamos sobre o funcionamento das estações, manutenção delas, instalação de softwares, troca e teste de sensores, etc.
A Embrapa Uva e Vinho possui atualmente 8 estações Metos instaladas e operando. Possui outras cinco estações novas, aguardando definição do local de instalação. Ainda há mais quatro estações danificadas no depósito da meteorologia, desativadas por diversos motivos e que no momento, não podem ser reativadas por falta de peças de reposição.
A seguir está descrito o que foi feito nesses dois dias em que o técnico esteve na unidade:
1. No dia 16 de julho de 2014 passamos na estação Don Cândido, no Vale dos Vinhedos, onde foi feito todo o processo de instalação, testes dos sensores e da comunicação. Nessa estação foram trocados:
O modem;
O sensor de temperatura e umidade;
O sensor de radiação solar (piranômetro);
Os demais sensores (chuva, vento e molhamento) permaneceram os mesmos;
Foi instalado com sucesso o programa novo, versão 2.78 e posteriormente, a versão 2.80, pois a estação não estava transmitindo e tentamos uma versão de teste para ver se resolvia o problema. Mesmo assim, a estação não transmitiu os dados. Será necessária uma nova visita nesta estação e há três coisas que podem ser feitas para que ela funcione:
1ª opção: Trocar o chip
2ª opção: Trocar o modem
3ª opção: Trocar a placa mãe (Quando fizer isso será necessário mudar o número de série dela. Para isso é preciso passar para o técnico Luciano o nº de série dessa estação, ou seja, o n° 0000054D). Aí ele vai mandar um arquivo, que deve ser salvo no netbook, na pasta “Firmware”, que está dentro da pasta “Software Imetos”. Ver demais procedimentos de instalação na última parte desse relatório.
Fui novamente no dia 21 de julho de 2014 e troquei o