Relatório Ab-Rh
No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo.
Existem dois tipos de aglutinogênio, A e B, e dois tipos de aglutinina, anti-A e anti-B. Pessoas do grupo A possuem aglutinogênio A, nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma; as do grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma; pessoas do grupo AB têm aglutinogênios A e B nas hemácias e nenhuma aglutinina no plasma; e pessoas do gripo O não tem aglutinogênios na hemácias, mas possuem as duas aglutininas, anti-A e anti-B, no plasma.
Existem duas modalidades de prova de Coombs, a direta e a indireta. A prova indireta permite a pesquisa e identificação de anticorpos antieritrocitários (p. ex., no soro de uma gestante Rh- suspeita de está sensibilizada pelos antigenos do sistema Rh), provas de compatibilidade pré transfusionais e determinação de antigeno eritrocitário que não são evidenciados por aglutinação direta. A prova de Coombs indireta consiste em incubar o soro suspeito na presença de hemacias conhecidas suspensas em solução fisiológica. Em casos positivos, as aglutininas do soro fixarão as superfícies das hemácias que, lavadas e expostas à ação do soro de Coombs, sofrerão aglutinação.
OBJETIVO
Classificar a tipagem sanguínea do paciente utilizando sangue total colhido por punção venosa á vácuo com adição do anticoagulante EDTA. Serão realizadas as classificações pelo método em tubo com hemácias lavadas em tripla sequência.
MATERIAS E METÓDOS
DETERMINAÇÃO DOS GRUPOS SANGUÍNEOS DO SISTEMA ABO-Rh MÉTODO EM TUBO
MATERIAIS E VIDRARIAS:
Soro anti–A
Soro anti-B
Soro anti-D
Tubo de hemólise
Soro fisiológico
Centrífuga
Pipeta de Pasteur
Pipeta de 5,0 ml
Pêra de sucção 12
METODOLOGIA:
TÉCNICA EM TUBO
1.