Relatório Genética Humana
Tipagem sanguínea é um teste para estabelecer qual tipo sanguíneo e fator Rh (positivo ou negativo) que um indivíduo possui. É um procedimento largamente utilizado nas transfusões de sangue e centros de hemoterapia.
O sistema ABO é compostos por quatro tipos sanguíneos A, B, AB e O, que são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios em suas hemácias e de aglutininas em seu plasma. O tipo sanguíneo é geneticamente determinado por polialelia, são condicionados não por um par de genes, mas por 3 genes que interagem dois a dois, pois ocupam o mesmo locus cromossômico. Tais genes são, o gene IA, que determina a formação do grupo A; gene IB, que determina a formação do grupo B; gene i, que determina a formação do grupo O.
O tipo sanguíneo A possui aglutinogênio A em suas hemácias e aglutinina anti-B em seu plasma; do tipo B possui aglutinogênio B e aglutinina anti-A; do tipo AB possui aglutinogênios A e B, mas não possui aglutininas; E o tipo O, não possui aglutinogênios, mas possui aglutininas do tipo anti-A e anti-B. Em relação ao sistema Rh, se houver aglutinação do sangue, significa que o indivíduo possui o fator Rh em seu plasma, assim, o mesmo é Rh+, senão, significa ausência do fator Rh, portanto, Rh⁻.
Esta aula prática sobre o sistema ABO e Rh, teve como principal objetivo a identificação sanguínea dos colegas de classe e a análise do tipo sanguíneo mais frequente. Após a tipagem, os resultados obtidos foram bastante semelhantes aos de pesquisas realizadas anteriormente, em que apareceram também com destaque o tipo O.
2. OBJETIVOS
Identificar os tipos sanguíneos no sistema ABO e Rh.
3. MATERIAIS E MÉTODO
3.1. Materiais Utilizados:
> Lâminas de vidro.
> Lancetas.
> Algodão.
> Álcool.
> Espátula.
3.2. Reagentes utilizados:
> Soro anti-A.
> Soro anti-B.
> Soro anti-Rh.
3.3. Método
> Após higienização furou-se a ponta do dedo indicador com uma lanceta, pressionando-o a fim de se obter três