relatória introduçao às tecnicas de laboratório
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA – QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE LABORATÓRIO
Belo Horizonte
2º semestre de 2014
Introdução
Trabalho em laboratório requer conhecimento prévio de seus equipamentos e suas finalidades, para que se alcance resultados mais próximos da realidade. A medição é uma técnica importante utilizada em laboratórios e medir requer comparações que, em sua maioria, envolvem erros tanto do praticante quanto dos instrumentos utilizados.
Em todos os experimentos devemos atingir resultados de acordo com as medidas obtidas, através de técnicas aplicadas que possam diminuir quaisquer erros. Para restringir tais erros é importante usar alguns parâmetros: a exatidão, que consiste no grau de conformidade de um valor medido em relação a uma referência, e a precisão, que indica o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras. No caso de calcular variações de medidas, também pode-se usar o cálculo da média aritmética:
As medidas são acompanhadas de desvios e erros absolutos, que podem ser previamente estabelecidos pelo fabricante do instrumento ou obtidos pelo cálculo da metade da menor divisão do equipamento. O erro é o inverso da exatidão, ou seja, quanto menor o erro maior a exatidão.
Para auxiliar na exatidão das medidas são usados algarismos significativos, que são os dígitos diferentes de zero, contados a partir da esquerda até o último dígito diferente de zero na direita, caso não haja nenhuma vírgula decimal, ou até o último dígito (zero ou não) caso haja alguma vírgula decimal.
Objetivos
Aprender o uso correto de instrumentos e vidrarias do laboratório e como fazer a leitura de medidas de forma a diminuir os erros.
Experimental
I) Medida da temperatura de ebulição da água
Colocou-se 100 mL de água destilada com 3 pérolas de vidro em um béquer de 250 mL e com um termômetro mediu-se a temperatura da água. Em seguida