Relatória de granulometria
Como parte constituinte da ementa da disciplina Mecânica dos Solos I fomos orientados pelo professor Salim Fraiha Neto a acompanhar os ensaios que seriam realizados no LEC (Laboratório de Engenharia Civil/UFPA) a fim de traçar a curva granulométrica, bem como determinar os limites de consistência do solo utilizado nos ensaios. Para tal foi realizado ensaio de análise granulométrica do solo (normalizado pela
ABNT/NBR 7181/82 e pela NBR 6508 de determinação de massa especifica de grãos sólidos) que é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada.
Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc. A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário.
E para determinação dos limites de consistência foi feito o ensaio com o aparelho de Casagrande (padronizado pela ABNT/NBR 6459).
Análise Granulométrica do Solo
Para análise granulométrica do solo foram seguidos o seguintes procedimentos: pesagem do solo; destorroamento do material; peneiramento grosso (na peneira #10 2,0 mm); verificação do teor de umidade (estufa); peneiramento fino, com o material que passou na peneira #10 (2,00cm) e ficou retido na peneira #200 (075 mm); pesagem das frações retidas em cada peneira.
O ensaio de sedimentação é feito com a fração que passou na peneira #200, os passos seguidos são: Colocar a massa do material mais fino em “banho” (6 a 24 horas) com defloculante (solução de hexametafosfato de sódio); agita-se a mistura;
Transfere-se a mistura para a proveta graduada, completando com água destilada até
1000 ml e realiza-se a mistura; efetua-se leituras do densímetro