Relatòrio
O presente trabalho composto por visita técnica e relatório de visita tem como objetivo proporcionar aos estudantes de 2013.1 do curso de Serviço Social, a oportunidade de conhecerem uma determinada área de atuação do/a profissional assistente social.
A entrevista ocorreu na Unidade de Acolhimento CEO (Centro de Estudos e Observações) que foi realizada no dia 17 de Setembro de 2013 às 14:40 horas. A Unidade está atualmente localizada na Avenida Maranhão, número 1042 anexo à Sede do Centro de Apoio ao Migrante no Bairro Dezoito do Forte. Teve como entrevistada a Assistente Social Elaine Virginia Silva Gomes a qual exerce o cargo na Instituição desde Janeiro de 2013.
A entrevista traz questões relacionadas à Instituição, sua estrutura física, reformas e capacidade limite; a equipe técnica, como ela desenvolve o seu trabalho e suas dificuldades; a forma como os jovens são trabalhados, as atividades exercidas por eles dentro e fora da Instituição; as políticas e projetos trabalhados tanto com os jovens como também com suas famílias; dentre outros pontos.
A Instituição é uma Casa Lar que trabalha com a proteção social especial de alta complexidade com crianças e adolescentes do sexo masculino dos sete aos dezoito anos. Os casos que geralmente surgem são de crianças e adolescentes que sofrem maus tratos, violência física ou psíquica, abusos sexuais, má relação com a família, uso abusivo de drogas, abandono dos pais ou do lar por parte do jovem, entre outros casos.
“[...] o espaço da Casa Lar deve constituir-se em ambiente de maior estabilidade, evitando o ingresso e saída constante de crianças, de modo a proporcionar a estabilidade necessária ao ambiente caracterizado como doméstico.” (Disponível em: Acesso em: 21 de set. de 2013, 18:42)
A Casa Lar não deve ter fachada, pois, como se trata de crianças e adolescentes que muitas vezes são retirados de seus lares, da sua família; devem apresentar rotina e características de uma unidade familiar.