Reino plantae
Reino: Plantae
Divisão: Bryophyta
Classe: Sphagnidae
Ordem: Musci
Família: Fucáceas
Gênero: Sphagnum
Espécie:
Habitat: Podem ser encontradas em áreas úmidas, como as extensas regiões de turfeiras do Hemisfério Norte. São as plantas mais abundantes no mundo, ocupando mais de 1 % da superfície terrestre.
Características morfológicas: As briófitas são plantas avasculares de pequeno porte que possuem muitos e pequenos cloroplastos em suas células. O tamanho das briófitas está relacionado à ausência de vasos condutores, chegando no máximo a 10 cm em ambientes extremamente úmidos. A evaporação remove consideravelmente a quantidade de água para o meio aéreo. A reposição por absorção é um processo lento. O transporte de água ao longo do corpo desses vegetais ocorre por difusão de célula a célula, já que não há vasos condutores e, portanto, é lento.
Coletor: Elvis Torres
Data: 06/06/2013
Samambaia
Reino: Plantae
Divisão: Pteridophyta
Classe: Filices
Ordem: Espermatófitas
Família: Polipodiáceas
Gênero: Nephrolepsis
Espécie: Nephrolepis
Habitat: Seu habitat natural não são apenas bosques e florestas: algumas samambaias podem viver nas rochas, outras em penhascos à beira do mar e há aquelas que vivem na água. O certo é que ao longo destes milhões de anos, as espécies foram se adaptando a todo tipo de ambiente. Entretanto, uma característica em comum à maioria das espécies é a preferência por locais sombreados. A dica é importante para quem quer ter sucesso no cultivo destas plantas: se conseguirmos reproduzir em casa as condições naturais em que elas vivem, os resultados serão bem melhores!
Características morfológicas: Os fetos ou samambaias são plantas vasculares que não produzem sementes - reproduzem-se por esporos que dão origem a um indivíduo geralmente insignificante e de vida curta (o protalo) que produz gâmetas para dar origem a uma nova planta.
Coletor: Elvis Torres
Data: 27/06/2013