Relatos de qualidade de vida após prática de atividades físicas
Alcoholic liver cirrhosis
Chronic pancreatitis
Alcohol
Histopathology y Prevalência da pancreatite crônica em pacientes portadores de cirrose hepática alcoólica: estudo histopatológico
Prevalence of chronic pancreatitis in patients with alcoholic liver cirrhosis: histopathological study
Júlia de Fátima Gonçalves Santos1, Ademir Rocha2, Luiz Carlos Marques de Oliveira2
1. Médica do Serviço de Gastroenterologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU).
2. Professores do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFU.
Trabalho realizado no Serviço de Anatomia Patológica do HC/UFU.
Apoio financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Assistência, Ensino e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU).
Este trabalho faz parte da dissertação de mestrado intitulada “Prevalência da pancreatite crônica em pacientes portadores de cirrose hepática alcoólica: estudo histopatológico”, realizada no curso de mestrado em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da UFU, defendida no dia 16 de setembro de 2005.
J Bras Patol Med Lab • v. 43 • n. 2 • p. 115-120 • abril 2007 unitermos key words resumo Introdução: O abuso crônico do álcool é importante causa de cirrose hepática e de pancreatite crônica.
Objetivo: Avaliar a freqüência de pancreatite crônica (PC) em pacientes portadores de cirrose hepática alcoólica (CHA) por exame histopatológico. Casuística: Analisaram-se necropsias de 18 homens e sete mulheres portadores de CHA, com idade média e desvio padrão de 47,2 ± 13,8 anos (24 a 83 anos), que consumiam em média 239,6 ± 155,3 g de etanol/dia por um período médio de 16,7 ± 7,2 anos.
Métodos: O diagnóstico histopatológico de cirrose hepática baseou-se na fibrose sistematizada com formação de septos delimitando nódulos, associada à inflamação crônica inespecífica. O diagnóstico histológico de PC baseou-se na identificação de exsudato mononuclear (EM) em torno dos ductos e