Relatorios
Prática II: A importância deste trabalho é a preparação e a identificação de substâncias puras. Essa identificação pode ser observada pelas propriedades físicas, dentre elas, a cor característica de cátions, solubilidade, densidade e teste de chama. Nesta prática a identificação se fará por duas técnicas:
Densidade – Propriedade específica de cada material que facilita à identificação das substâncias, seja ela sólido, líquido ou gasoso. Expressão matemática é: Densidade = Massa/ Volume, de acordo com SI sua unidade é g/ml e depende da temperatura e da pressão do material.
Teste de Chama - Cada elemento tem sua distribuição eletrônica e se encontra em seu estado fundamental, quando submetido a uma fonte externa de energia, no caso o bico de Busen, esses elétrons passam para níveis maiores de energia, o que denomina estado excitado, e ao retornarem ao estado de menor energia emitem cor característica que cai na região do visível, assim a chama adquire por curto período de tempo a cor da amostra em questão.
Prática III: Podem-se observar os métodos de separação de substâncias, sem alterar suas propriedades que estão unidas por um solvente em comum, por meio de técnicas em laboratório tais como:
Extração com Solventes: A extração líquido-líquido é uma técnica em que uma solução aquosa é colocada em contato com um segundo solvente orgânico imiscível com o primeiro solvente, a fim de colocar a transferência de um ou de mais de um soluto para o segundo solvente. Verifica-se apenas a solubilidade, não há reação acontecendo entres eles.
Destilação simples: A mistura é aquecida em uma aparelhagem apropriada, de tal maneira que o componente líquido inicialmente evapora e, a seguir, sofre condensação, sendo recolhida em outro frasco.
Cristalização fracionada: Todos os componentes da mistura são dissolvidos em um líquido que, em seguida, sofre evaporação provocando a cristalização separada de cada componente.
Cromatografia em