Relatorios
Todas as medidas possuem um determinado erro, cuja medida muitas vezes é limitado pelo equipamento que é utilizado.
EXATIDÃO: refere-se a tão próximo uma medida concorda com o valor correto(ou mais correto).
PRECISÃO: refere-se a tão próximo diversos valores de uma medida estão entre si (ou seja, menor o desvio médio, maior a precisão).
O ideal é que as medidas sejam exatas e precisas. Medidas podem ser precisas e não serem exatas devido a algum erro sistemático que é incrementado a cada medida. A média de várias determinações é geralmente considerada o melhor valor para uma medida do que uma única determinação.
INCERTEZA
A importância do registro correto de uma medição é porque, através deles, é possível informar tanto o valor da medição quanto a incerteza instrumental utilizada. Esta pode ser expressa de duas formas: incerteza absoluta e incerteza relativa. A palavra erro é muitas vezes empregada no lugar da incerteza. Essa palavra quando associada a incerteza da medida, não significa que a medida está errada do valor erro, mais que ela está associada a um erro provável de até o valor erro.
INCERTEZA ABSOLUTA
Define-se como incerteza absoluta de uma medida, a amplitude de incertezas fixada pelo experimentador, com o sinal ±. A incerteza absoluta depende do seu manipulador, de da segurança do mesmo, da facilidade de leitura da escala e do próprio instrumento utilizado na medição. A incerteza absoluta é geralmente representada da seguinte forma: 7,8 ± 0,3 ml neste caso a incerteza absoluta é 0,3 ml para ±.
INCERTEZA RELATIVA
É igual ao quociente entre a incerteza absoluta e a medida da grandeza e é, freqüentemente expressa em termos percentuais. Ex na medida 7,8 ± 0,3 ml, sua incerteza absoluta é 0,3 ml e sua incerteza relativa é =( 0,3/7,8)= 0,038 ou 3,8%.
ARREDONDAMENTO
Freqüentemente ocorre que os números ser arredondados. E para isso é preciso seguir algumas regras, onde o ultimo Nº significativo indica o algarismo duvidoso: