Consumo exagerado
S P C
↑ ↓
←←←←←
S – Corresponde às condições e situações económicas objectivas, tais como recessão, taxa de desemprego, inflação, etc.
P – Corresponde às características pessoais dos agentes económicos, tais como as aspirações, as expectativas e os estilos de vida.
C – Corresponde aos comportamentos de compra, a utilização e disposição de bens e serviços.
O consumidor influencia as flutuações económicas através dos gastos ou poupanças que faz.1
[editar]Consumo sustentável
Ver artigo principal: Consumo sustentável
Como o consumismo conspícuo tem crescido, medidas de proteção ao ambiente tem sido desenvolvidas. O programa de educação de consumo sustentável realizado pela WWF Brasil, chamado Pegada Ecológica, incentiva o consumo de produtos biodegradáveis, racionamento de recursos e produtos de empresas ecologicamente corretas. Em cidades que não têm coleta seletiva ou onde ela é realizada com ineficiência, a pegada ecológica, a marca que cada habitante deixa no planeta é maior 2 .
[editar]Consumo exagerado x Sustentabilidade do planeta
Muito se discute nos dias de hoje o possível Impacto ambiental de um consumo exagerado por parte das classes mais ricas da sociedade. Pesquisadores de várias partes do mundo apontam o consumo excessivo como o principal responsável pelo aumento da degradação do meio ambiente uma vez que é necessário um aumento da produção para cubrir a demanda e este aumento está vinculado com a aceleração do uso de recursos naturais. Por outro lado, governantes, pesquisadores, economistas estudam a parcela que esta prática pode contribuir na sustentabilidade do planeta, sempre discutida por ambos os lados em conferências