Relatorios
ANATOMIA HUMANA PROFº MARCELO LEONARDI
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
O sistema reprodutor masculino é formado por: - Testículos ou gônadas - Vias espermáticas: # epidídimo; # canal deferente; # uretra. - Pênis - Escroto - Glândulas anexas: # próstata; # vesículas seminais; # glândulas bulbouretrais.
Próstata: glândula localizada abaixo da bexiga urinária. Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativa os espermatozóides. Glândulas Bulbo Uretrais ou de Cowper: sua secreção é lançada dentro da uretra para limpá-la, preparar para a passagem dos sptz, além de lubrificar o pênis durante o ato sexual. Pênis: é formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). - Glande - cabeça do pênis, onde visualiza-se a abertura da uretra. - Prepúcio – pele que reveste e fornece proteção à glande.
Testículos ou gônodas: Composto por um emaranhado de tubos e ductos onde ocorrerá a formação dos espermatozóides. Além de estimular o crescimento da barba masculina e pelos pubianos. Epidídimos: são 2 tubos enovelados que partem dos testículos, onde os stpz são armazenados. Canais deferentes: são 2 tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. Vesículas seminais: responsáveis pela produção de um líquido que age como fonte de energia para os espermatozóides.
Uretra é um canal destinado para a urina, mas os músculos na entrada da bexiga se contraem durante a ereção para que nenhuma urina entre no sêmen e nenhum sêmen entre na bexiga. Saco Escrotal ou Bolsa Escrotal ou Escroto: Um espermatozóide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles não podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5°C). Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a função de termorregulação (aproximam ou afastam os testículos do