relatorios
Aços Rápidos
São estes os principais tipos de aços utilizados em ferramentas, face aos seus característicos de alta dureza no estado temperado e retenção da dureza a temperaturas em que o gume cortante da ferramenta se torna vermelho, devido ao calor gerado na usinagem.
Seu característico principal é a capacidade de operar em velocidades e outras condições de corte que podem elevar a temperatura do gume cortante da ferramenta a cerca de 550°C-600°C, durante a operação de usinagem. Nessas temperaturas, os aços em estudo retêm a dureza que lhes permite ainda continuar na operação de usinagem; ao resfriar , após realizada essa operação readquirem a dureza original.
Aço Inox
Os aços inoxidáveis são altamente resistentes a corrosão (ferrugem) em diversos ambientes, especialmente na atmosfera ambiente. Seu elemento de liga predominante é o cromo; uma concentração de cromo de pelo menos 1% p é necessária. A resistência a corrosão também pode ser melhorada através de adições de níquel e molibdênio.
Apresenta também uma maior resistência à oxidação a altas temperaturas em relação a outras classes de aços, quando, neste caso em particular, recebe a denominação de aço refratário. A resistência à oxidação e corrosão do aço inoxidável se deve principalmente a presença do cromo, que a partir de um determinado valor e em contato com o oxigênio, permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais. Aço Doce
Geralmente chamam de aço doce o aço de baixo teor de carbono, com % C < 0,20 - outrosconsideram % C < 0,25%. É uma aço macio. Bom para dobrar, estampar, etc. Assim chama-seaço doce áqueles com teor de carbono baixo, em torno de 0.1% de carbono. É um aço dútil,macio, fácilmente conformável em estampagem. Exemplo: o aço da lataria de veículos. Ámedida que aumenta-se o teor de carbono o aço fica mais rijo, mais duro e quebradiço (parafacas, por exemplo).