Relatorios de quimica e fisica
Geralmente quando a temperatura de um corpo aumenta , suas dimensões também aumentam . A esse fenômeno dar se o nome de dilatação térmica. Essa dilatação é sempre volumétrica, pois as moléculas afastam-se umas das outras em qualquer direção que se considere.
Tratando-se da dilatação térmica dos sólidos podemos afirmar que as maiorias dos objetos aumentam de tamanho quando aumentamos sua temperatura isso pode ser claramente percebido nas construções de pontes, viadutos, vias férreas e calçamentos. Por exemplo, nas ferrovias, as barras dos trilhos devem ser assentadas com um espaço entre elas, para permitir a livre dilatação quando a temperatura varia. Se isso não fosse feitos, os trilhos poderiam se entortar, devido à tensão a que ficariam submetidos.
Já as pontes, viadutos e grandes construções, empregam-se as chamadas juntas de dilatação. Elas evitam que variações das dimensões devidas a mudanças de temperatura venham a danificar a estrutura do concreto. Às vezes, a junta de dilatação consiste em roletes sobre os quais a estrutura pode deslizar, compensando os efeitos da dilatação.
Os fios instalados entre os postes nas ruas ou entre torres das linhas de alta tensão não são esticados. Esse procedimento visa evitar que, no inverno, com a queda da temperatura, a contração possa esticar esses fios a ponto deles se romperem.
Objetivo
Obter experimentalmente o valor do coeficiente linear do sólido
Materiais utilizados
Anel de gravesande
Aparato experimental- Dinamômetro
Termômetro
Calculadora
Ebulidor
Anexos http://www.brasilescola.com/fisica/dilatacao-termica-solidos.htm data de acesso (04-04-12)
Por Domiciano Marques Graduado em Física
Fundamentos de Física,parte I, pg 41, Editora LTA, 10ª
edição,