Relatorio de fisica e quimica 10º
Em Química, uma solução é um sistema homogéneo formado no mínimo por dois componentes: o solvente e o soluto. As soluções diferenciam-se inicialmente quanto a dois factores: fase de agregação e condutibilidade eléctrica. Também podem ser classificadas segundo a relação existente entre a quantidade de soluto na solução, insaturadas, saturadas e super saturadas. É comum, classificar as soluções em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente.
Soluto e Solvente são os termos usados para representar os componentes de uma solução, onde Solvente é o componente que se encontra em maior quantidade e neste caso o solvente dissolve a solução, o soluto é o que se encontra em menor quantidade e é dissolvido pela solução.
Para determinar a massa de soluto presente num determinado volume de solução temos que calcular a sua concentração e para tal usa-mos a seguinte formula : .
As soluções diluídas têm uma pequena quantidade de soluto em relação ao solvente enquanto as soluções concentradas têm uma grande quantidade de solvente.
Materiais utilizados:
Funil
1
Pipeta
2
Balança
1
Copo
1
Balão volumétrico
2
Espátula
1
Vidro de relógio
1
Recipiente com água
1
Soluto
1
Cálculos efectuados:
1º Calcular a massa molar:
2º Calcular a quantidade de substância que é necessária para obter a solução :
Concentração =
3º Calcular a massa que devemos pesar na balança:
4º Calcular A massa de soluto a retirar para diluir numa solução 15 vezes mais:
} nova concentração
Procedimento experimental:
Foram efectuados alguns cálculos para determinar a quantidade de sal a utilizar, em seguida preparamos a solução num balão volumétrico de 25 mL de acordo com o protocolo.
A partir da solução-mãe calculamos a quantidade a retirar para obtermos uma solução 10 vezes menos concentrada que a primeira e volta-mos a preparar a solução usando um balão volumétrico de 50 mL através do mesmo