Relatório de Física-Química
As substâncias possuem certas propriedades que lhe são características, como, por exemplo: A massa volúmica, o ponto de fusão e o ponto de ebulição. Nesta atividade experimental iremos determinar a massa volúmica da glicerina e compará-la com valores tabelados.
No entanto, encontramos alguns obstáculos que fazem com que não seja assim tão simples determinar a massa volúmica, principalmente por dois motivos:
Devido aos erros experimentais aliados às técnicas experimentais realizadas e às condições ambientais (pressão atmosférica, temperatura, etc);
Devido à possibilidade de a substância em estudo conter impurezas que alterem os valores das propriedades características.
Comparando o valor medido no laboratório e os valores tabulados, conseguimos avaliar o grau de pureza de uma substância conhecida. Quanto mais próximos forem estes valores, mais pura será a substância.
Massa Volúmica?
Referi este termo anteriormente, mas ainda não o expliquei. A massa volúmica indica a massa existente por unidade de volume, ou seja, se a massa volúmica do alumínio for 2,7 g/cm3, cada centímetro cúbico de alumínio tem 2,7g de massa. Por exemplo, um objeto de alumínio que ocupa o volume de 10cm3 terá 27g.
A massa volúmica é representada pela letra grega ró () e calcula-se através do quociente entre a massa, m, e o volume, V do corpo em causa:
= m V
Densidade Relativa?
Ainda não referi este conceito, mas será essencial ao longo da atividade laboratorial. A densidade relativa indica a razão entre a massa volúmica de um material ou líquido e massa volúmica de um padrão (água a 4 °C no caso de sólidos e líquidos, e ar, no caso dos gases). A razão entre algo é sempre o quociente, neste caso é entre as massas volúmicas de determinado material ( g/cm3) e da água a 4 °C (1,00 g/cm3).
d = material H20(4 °C)
A grande vantagem da densidade relativa é que é sempre numericamente igual à massa volúmica da