Relatório de física e química
Namora
Identificação de uma substancia e avaliação da sua pureza
Física e Química A
Trabalho realizado por:
-
Objectivo:
O objectivo da realização desta actividade experimental foi a aprendizagem da comparação da densidade em sólidos e em líquidos, com a utilização de vários métodos como, os picnómetros de densímetros.
Também teve como objectivo determinar a temperatura de diversas amostrar sólidas em ponto de ebulição e fusão, comparando esses valores e interpretação de gráficos.
Introdução teórica:
As substâncias são um conjunto de propriedades físicas e químicas que se chamam constantes físicas, como a densidade a temperatura de fusão e a temperatura de ebulição. Os materiais que se encontram na Natureza não são, normalmente, substâncias puras, mas sim, misturas de substâncias, que podem ser separadas por diferentes processos. Mesmo as substâncias ditas puras têm uma determinada percentagem de impurezas, que determinam o grau de pureza de uma amostra.
A densidade ou massa volúmica de uma substância é a massa existente em cada unidade de volume dessa substancia, que é representada pela letra grega ρ (lê-se ró9, e o seu valor obtém-se pelo quociente entre a massa de uma amostra da substância em estudo e o seu respectivo volume. ρ =m/v
A densidade de um mesmo material depende da temperatura que origina mudanças de estado e mudanças na densidade de uma substância. A densidade de sólidos e líquidos são: 𝑔 𝑐𝑚−3 𝑒 𝐾𝑔 𝑑𝑚−3.
A densidade relativa (d),é dada pelo quociente entre a massa de um dado volume da substância em estudo e a massa de igual volume de uma substancia tomadas como referência.
d=msubstância/msbustância de referência
Uma unidade de volume, a densidade relativa passa a ser expressa através das razões entre as densidades em estudo e da substância de referência.
d= ρsubstância/ ρsubstância de referência
Geralmente a substância usada como termo de comparação para sólidos